Tu me amas?

amor

Poemas, canções, filmes, teatros, cartões, bilhetes de namorados, cartas presente, o mundo fala de amor como nunca falou antes, os versos de amor estão em todos os lados e em todas as mídias. Há significados diferentes com intensidades e demonstrações diversas, mas a verdade é que de uma forma ou de outra a expressão “EU TE AMO”, faz parte da vida do ser humano.

Mas o que é amor para Deus ? Será que ele espera uma declaração nossa ? Creio que a resposta é sim! Ele quer a declaração do nosso amor por ele sim! Só que esta declaração de amor precisa ir além disso.

Na Bíblia há um texto sobre amor, na verdade uma conversa, que provavelmente seja uma das passagens mais enigmáticas e cheia de significados que já foram relatados nas escrituras. O texto esta no evangelho de João 21:15-17 e diz o seguinte:

“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.  Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”

Provavelmente você deve lembrar que Pedro negou a Jesus por 3 vezes na ocasião da Sua prisão. A maioria das reflexões pelo mundo a fora sobre este texto, apontam que Jesus perguntara se ele O amava por 3 vezes em alusão as 3 negativas de Pedro, como uma forma de perdoa-lo e motiva-lo a seguir em frente, porem peço licença para defender a segunda interpretação.

Parece-me que Jesus está ensinando algo mais profundo em relação ao amor, algo para todos os que O amam. É como se Ele estivesse passando nesta conversa com Pedro um ensinamento mais profundo. Leio a conversa da seguinte forma:

“Simão Pedro, tu me amas na teoria ? , tu me amas conceitualmente ? tu podes declarar este amor por mim ? Tu me amas mesmo ? Respondeu Pedro a Jesus:- Sim Senhor tu sabes que O amo na minha mente e com todo o meu coração.- Então respondeu-lhe Jesus: – Então demonstra isso na prática, com tua vida em favor dos outros e aí então sabereis que tu me amas.”

É assim que leio e interpreto este texto. Pedro respondia sim eu te amo, e Jesus respondia então mostra este amor. O amor que Deus espera de nós precisa ser como o de uma árvore saudável, precisa dar frutos.

Hoje o amor a Deus, o amor a Jesus, é muito cantado, encenado, pregado, estudado, discutido e declarado, mas a pergunta é: Quanto deste amor tem sido demonstrado em favor ao próximo?

Para Deus não basta declarar o amor, ele tem que ser vivido.

É isso que penso sobre o amor, é isso que aprendi de Deus .

Patrick gayer

Esse post foi publicado em Evangelho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

